Pesquisar este blog

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Após protestos, Dilma mudará discurso de 'legado da Copa' para ufanismo do 'país do futebol'

http://primaveraquente.blogspot.com.br/2014/02/apos-protestos-dilma-mudara-discurso-de.html
O governo federal mudou o discurso em relação à Copa depois que pesquisas internas apontaram no ano passado que a população via com ceticismo o "legado" do evento e enxergava as obras como uma "maquiagem" para garantir o sucesso do Mundial.


Uma ampla sondagem feita entre junho e agosto de 2013 para medir o impacto real das manifestações de rua fez com que a presidente Dilma Rousseff reformasse o tom de seus discursos.

Cruzamento entre as constatações das pesquisas e o comportamento do governo nos meses seguintes mostra adoção de medidas e novos hábitos de comunicação em razão das sondagens.

Após o levantamento, perdeu espaço a mensagem oficial do Mundial como meio de garantir obras e deixar herança em infraestrutura à população e entra em cena o ufanismo e orgulho de o "país do futebol" sediar a Copa.

Os dois discursos, permanecem na comunicação do Planalto, mas a ênfase mudou. Surgiu o bordão "Copa das Copas" em detrimento do "Pátria de Chuteiras", inicialmente adotado.

O mote "Copa das Copas" foi bolado pelo marqueteiro Nizan Guanaes em uma reunião secreta com Dilma em novembro passado. Outros assessores já tinham sugerido o foco na paixão nacional, não no legado. No dia 6 de dezembro, no sorteio da Copa, Dilma usou o bordão pela primeira vez —repetiu várias vezes depois, inclusive em sua conta no microblog Twitter.

"O futebol deve ser usado como um fim, não como um meio para atingir outros fins", diz a conclusão do levantamento qualitativo, que reuniu grupos de discussão para capturar tendências.
Foram esses grupos que usaram espontaneamente o termo "maquiagem" para definir as ações do governo.

"Havia grande expectativa de que os benefícios sociais e de infraestrutura da Copa seriam concretos e permanentes. Porém, com o passar dos dias, esse sentimento está se convertendo em percepção de 'maquiagem´e que tudo voltará a ser como antes quando a Copa terminar", diz o relatório da época, que apontou ainda que a "maquiagem está para a Copa assim como o 'jeitinho' brasileiro está para o lado negativo do comportamento brasileiro."

As sondagens detectaram uma percepção mista sobre o Mundial: um formado pelo sentimento de orgulho, união e nacionalismo e outro, negativo, formado pelo temor com a falta de segurança pública e obras atrasadas.

No levantamento, nota-se pessimismo nas classes C e D, sobretudo em São Paulo.

A Fifa é alvo preferencial. "É na associação entre governo e Fifa que as críticas são mais cáusticas", diz o estudo.

Há mais uma contradição: "A imagem dos estádios como obra é a melhor possível, mas é exatamente essa imagem que torna os estádios alvos de crítica, porque são comparados com a qualidade dos hospitais e escolas."

O texto recomenda ao governo sempre usar o termo "fiscalizar" ao tocar no tema.

Esse é um dos levantamentos mais completos feitos após os protestos, com custo não divulgado. Os resultados, coletados e aferidos pelos institutos Análise e Ibope, estão em 428 páginas sobre o perfil das manifestações, a relação delas com a Copa e índices de aprovação e rejeição.



Compartilhe:
Widget [ FerramentasBlog.com ]

0 comentários:

Postar um comentário