Pesquisar este blog

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Protesto de policiais civis fecha uma das principais avenidas de Vitória


Os policiais civis do Espírito Santo fizeram uma manifestação, na tarde desta sexta-feira (18), na Avenida Nossa Senhora da Penha, em Vitória. A categoria pede melhores condições de trabalho e valorização. O protesto teve início às 14h, com bloqueio do trânsito na altura da Chefatura de Polícia Civil, no bairro Santa Luiza. O tráfego foi liberado por volta das 15h. Os policiais carregaram um caixão, simbolizando 'a morte da segurança pública no estado', segundo informou o Sindicato dos Policiais Civis do Espírito Santo (Sindipol-ES).

A categoria paralisou as atividades nesta sexta-feira (18). Alguns se reuniram na Chefatura de Polícia durante a manhã, e informaram que pretendem ficar no local até as 18h. Segundo o sindicato, serviços como o registro de boletins de ocorrência estão paralisados, exceto em casos de crime contra a vida e estupro. Entretanto, a Secretaria de Segurança Pública (Sesp) informou ao G1 que não houve alteração no atendimento da Polícia Civil.

Segundo o membro da diretoria do Sindipol-ES, Jorge Emílio Leal, o movimento tem a intenção de fazer uma advertência, para que o governo fique atento à categoria. "Não adianta melhorar a infraestrutura e não cuidar das pessoas, do ser humano, sem um salário digno. Por isso estamos fazendo a paralisação", afirmou.

De acordo com o sindicato, a Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger) fez um acordo para apresentar um projeto de modernização da Polícia Civil. A proposta iria valorizar a categoria e gerar melhores condições de trabalho, mas, segundo o sindicato, o cronograma não vinha sendo cumprido.

O subsecretário de Inovação e Desenvolvimento de Pessoas, Charles Dias de Almeida, informou que a Seger está aberta ao diálogo e que está estudando as demandas dos policiais. "A Seger, junto com a Secretaria de Estado da Justiça e com a própria Polícia Civil, tem realizado diversos estudos com relação às demandas de carreiras desses policiais. Priorizamos o atendimento de uma demanda, que é a de promoção, possibilitando que a cada cinco anos o servidor possa ter uma promoção. Isso já está em fase de execução e para os próximos dois anos já estão garantidas promoções transitórias. Eles já apresentaram novas demandas, que estão sendo estudadas, assim como as de outros órgãos estaduais", explicou.

Segundo o Sindipol-ES, as negociações de modernização têm como principais questões a unificação dos cargos de agente e investigador de Polícia Civil; recomposição salarial com incorporação de escalas especiais e diminuição da tabela de referências e reestruturação da Superintendência de Polícia Técnico-Científica (SPTC).



Compartilhe:
Widget [ FerramentasBlog.com ]

0 comentários:

Postar um comentário